sexta-feira, 30 de abril de 2010

Relato de Atendimento



Na semana passada atendi um casal, que acabara de descobrir que sua filhinha de 2 anos e 6 meses tinha Perda de Audição.

Como toda pessoa que descobre um problema e não sabe o que fazer para resolver - estavam deseperados.....não sabiam a quem recorrer, o que fazer, o que pensar...

Eu me senti muito responsável por conduzir o assunto de forma que não machucasse mais os sentimentos desta familia. Percebi o grande amor e preocupação dos pais pela sua filha - seus medos sobre ela poder crescer como uma criança normal, poder ir para escola, aprender e falar direitinho.

É nessas horas que temos que estar preparados para acolher esta família e explicar de forma clara e paciente todas as chances e possibilidades de tratamento. A acolhida inicial é mais importante que o próprio diagnóstico ou a busca pela causa do problema.

Só de saber que a sua filha teria chances de aprender, estudar, conversar, conviver socialmente e ser uma criança como as outras já tranquilizou os pais. Ser otimista, positivo e trabalhar dentro das reais possibilidades de tratamento sempre desmistificam a deficiência, pois você pode olhar um problema com outros olhos e até aprender muito com isso.

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