sexta-feira, 30 de abril de 2010

Audição



Audição


O órgão da audição é dividido em três partes fundamentais: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno (imagem 1).
O ouvido externo é constituído pelo pavilhão auditivo, uma espécie de concha acústica que capta as ondas sonoras e as envia para o conduto auditivo a fim de que atinjam e façam vibrar a membrana do tímpano.
Essas vibrações são transmitidas para três ossinhos – martelo, bigorna e estribo - que se articulam perfeitamente bem e são a porta de entrada do ouvido médio. Dali, através da janela oval, elas alcançam o ouvido interno formado pela cóclea, uma estrutura parecida com um caracol, e revestida por células ciliadas muito sensíveis. Essas células captam as ondas sonoras, que até ali eram mecânicas, e as transforma em ondas elétricas, para serem conduzidas até o cérebro pelo nervo auditivo.
É o cérebro que reconhece se determinado som é o latido de um cachorro, um solo de guitarra ou a voz de uma pessoa.
Problemas de audição podem acometer as três partes do ouvido. Em geral, os que acometem o ouvido externo são os mais simples. Muitas vezes, a produção de cerume é maior e ele se acumula no canal auditivo, impedindo que o som alcance naturalmente a membrana do tímpano.
Os que acometem os três ossinhos do ouvido médio podem ser resolvidos cirurgicamente. Os piores são mesmo os que se manifestam nas células ciliadas da cóclea. Nesses casos, a medicina tem pouco a oferecer e a solução é usar próteses que ajudam a amplificar os sons e melhoram a acuidade auditiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário